Se você acompanha minimamente os principais temas que surgem no universo jurídico, você com certeza já ouviu falar nessa palavra em inglês: compliance. Dentre tantos assuntos em alta do Direito 4.0, a necessidade de um instituto fiscalizador nas organizações nunca foi tão indispensável.
O departamento de compliance se tornou ainda mais necessário com a mudança comportamental da sociedade. Hoje, antes de admirar uma organização, o consumidor considera e avalia a reputação e a imagem da empresa. Por isso, estar de acordo com a conformidade da lei e com as políticas internas podem ser bons caminhos para uma boa gestão de compliance.
Você já reparou na importância desse setor para o Departamento Jurídico? Não faltam desafios legais no dia a dia da advocacia interna. Por isso, a parceria entre Compliance e Departamento Jurídico precisa ser cada vez mais motivada.
Se você ainda não apostou no desenvolvimento do departamento de Compliance dentro da sua advocacia interna, esse é o momento! Cada dia mais os in-houses necessitam de apoio quando o assunto é cumprimento de normas e leis, e o compliance officer pode ajudar quanto a isso.
Para você colocar a mão na massa e implementar o setor de compliance em seu departamento jurídico, a Future Law se adiantou e separou 4 dicas essenciais para a estruturação da área de Compliance na advocacia In-house. Confira abaixo:
Desenvolva um código de ética e de conduta
Antes de qualquer coisa, uma organização deve se atentar aos princípios éticos que os norteiam. Para isso, é indispensável o desenvolvimento de um código de ética e de conduta! Esse documento funciona como o coração do compliance e todos os colaboradores precisam estar cientes do seu conteúdo. Então, o primeiro passo é desenvolver um código de ética e de conduta para, a partir disso, fundamentar estratégias e ações.
Preze por uma boa cultura organizacional
Não adianta em nada desenvolver política interna se os colaboradores não estão cientes e atuando conforme o previsto pelas iniciativas do setor. Para o sucesso efetivo da área de compliance é essencial a comunicação constante e sólida com os funcionários da organização. Esse relacionamento pode ser realizado através de treinamentos e com o incentivo da transparência entre setores.
Atente-se para a LGPD
Que a Lei Geral de Proteção de Dados alterou muitas áreas do Direito, todos sabem. Mas você sabia que o Compliance também precisou se adequar às novas normas? Para estruturar esse setor da maneira correta, é necessário que os profissionais jurídicos estejam atentos à LGPD, adaptem seus códigos de conduta e implementem estratégias inteligentes para a conformidade da lei na organização.
Avalie bem os riscos
Como último item para a estruturação sólida da área compliance no jurídico interno, separamos a preocupação com os possíveis riscos do departamento. Um dos maiores objetivos do compliance é justamente assegurar a conformidade da lei da instituição e ajudar na mitigação de possíveis crises de reputação. Então, a regra é simples: quanto maior a preocupação com os riscos, mais curta será a resposta aos desafios do departamento.
Curtiu as dicas? Com esses 4 principais passos, a estruturação de uma área de compliance no departamento jurídico se torna mais consistente e completa! Agora, se você é in-house (ou pretende ser) e quer se aprofundar nesse e em outros temas da advocacia in-house, você precisa se inscrever no curso Departamento Jurídico 4.0!
O nanodegree foi pensando em você, profissional jurídico, que deseja dominar as estratégias certas para o gerenciamento de um departamento que não para de crescer e que cada vez mais está imerso no universo 4.0 do Direito!
Se inscreva no curso e esteja por dentro de todas as ferramentas e áreas de atuação desse setor: