"Law is in the air": Compre 1 curso gravado e ganhe outro. Cadastre-se e garanta esse presente!

Entenda como os mundos VUCA e BANI impactam no seu departamento jurídico

As mudanças que acontecem no mundo são rápidas e precisam de respostas rápidas

Uma parceria com

As mudanças que acontecem no mundo são rápidas e precisam de respostas rápidas

A vida não para, todos os dias novos acontecimentos, novas descobertas, novas pessoas. Nesse mundo em completa transformação digital é necessário entender os acontecimentos e tentar agir de forma a identificar futuros passos.

Mundo VUCA

O conceito de mundo VUCA surgiu no início dos anos 90 com o fim da Guerra Fria, é uma nova visão de sociedade pós guerra. A ideia de mundo VUCA surgiu para descrever as mudanças na sociedade e como agir em conflitos.

VUCA é um acrônimo de Volatile (volátil), Uncertain (incerto), Complex (complexo) e Ambiguos (ambíguo), vejamos a seguir essas características:

Volatile (volátil)

A volatividade representa a velocidade em que as coisas mudam ou seja quanto mais volátil mais rápido muda. Com a tecnologia as mudanças passaram a ser muito mais rápidas do que há algumas décadas atrás.

Uncertain (incerto)

Em um mundo pós guerra as incertezas aumentam e as pessoas tem de se tornarem mais flexíveis. Como não existe possibilidade de fazer previsões que possam ser atingidas as decisões passam a ser mais imediatas.

Complex (complexo)

Com um maior número de de variáveis envolvidas no dia a dia, um processo de decisão eficaz passou a ser mais complexo.

Ambiguos (ambíguo)

A ambiguidade faz ligação a falta de clareza no cenário pós guerra. É preciso analisar os dados de maneira assertiva para que não gere mais dúvidas.

Mundo BANI

O conceito de mundo BANI surgiu no final de 2019 com o início da pandemia do Covid-19, o mundo entrou de vez no século XXI e ficou mais bagunçado do que o pós Guerra Fria.

BANI é o acrônimo de Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível).

Brittle (frágil)

O ser humano percebeu sua fragilidade ao ver tudo mudar rapidamente com o começo da pandemia, ou seja nada é concreto, tudo pode mudar da noite para o dia como as novas tecnologias.

Anxious (ansioso)

A ansiedade já era um problema antes da pandemia, pessoas vivendo no limite de suas capacidades físicas e mentais em um mundo cada vez mais complexo e urgente.

Nonlinear (não-linear)

Com a pandemia a vida passou a ter diversas possibilidades para se chegar a um mesmo resultado, se antes você tinha um roteiro do seu dia a dia dentro e fora e casa, hoje você pode trabalhar e estudar de forma remota, criando diversas possibilidades não lineares.

Incomprehensible (incompreensível)

Entender que não temos respostas nem controle para tudo que acontece é diminuir a incompreensão de um mundo cada vez mais cheio de eventos sem lógica e sem sentido.

E meu departamento jurídico?

Viver em um mundo de incertezas não é fácil, é necessário desenvolver ações colaborativas com a sua equipe. Desenvolver um Departamento Jurídico 4.0 é essencial nesse mundo de transformações e mudanças rápidas. Novas tecnologias, melhor comunicação e mais humanização na empresa podem aumentar o engajamento dos seus colaboradores. A área de Legal Operations deve estar sempre focada em inovação e eficiência, tornando-se uma área com ótimos resultados e cada vez mais tecnológica.

Autores

Paulo Victor
Analista de Marketing na Future Law | Copywriter | Graduando em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela UFRJ